AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior)

ᗍ LEI Nº 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004
Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.


AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

ᗍ Comissão Própria de Avaliação – CPA/UEMA

Site: https://www.cpa.uema.br/

Regimento CPA/UEMA.


EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES – ENADE

PORTARIA Nº 2.051, DE 9 DE JULHO DE 2004
Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004.

PORTARIA NORMATIVA Nº 40, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007
Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outras disposições.

PORTARIA Nº 41, DE 20 DE JANEIRO DE 2022
Estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, edição 2022, referente ao ano III do 6º ciclo avaliativo, e regulariza o 7º ciclo avaliativo, previstos pelo art. 40 da Portaria MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018.


NOTAS TÉCNICAS


NOTA TÉCNICA N.º 5/2020/CGCQES/DAES
O objetivo desta Nota Técnica é apresentar a metodologia utilizada no cálculo do Conceito Enade referente ao ano de 2019. Os procedimentos descritos a seguir foram definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), conforme atribuição estabelecida pelo Decreto ne 9235, de 15 de dezembro de 2017, e pela Portaria Normativa ne 840, de 24 de agosto de 2018, republicada em 31 de agosto de 2018, retificada em 03 de setembro de 2018.


NOTA TÉCNICA N.º 34/2020/CGCQES/DAES
O objetivo desta Nota Técnica é apresentar a metodologia de cálculo do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) referente ao ano de 2019. Os procedimentos descritos a seguir foram definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), conforme atribuição estabelecida pelo Decreto ne 9235, de 15 de dezembro de 2017, e pela Portaria Normativa ne 840, de 24 de agosto de 2018, republicada em 31 de agosto de 2018, retificada em 03 de setembro de 2018.


NOTA TÉCNICA N.º 58/2020/CGCQES/DAES
O objetivo desta Nota Técnica é apresentar a metodologia de cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ano de 2019. Os procedimentos descritos a seguir foram definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), conforme atribuição estabelecida pelo Decreto ne 9235, de 15 de dezembro de 2017, e pela Portaria Normativa ne 840, de 24 de agosto de 2018, republicada em 31 de agosto de 2018, retificada em 03 de setembro de 2018.


NOTA TÉCNICA N.º 59/2020/CGCQES/DAES
O objetivo desta Nota Técnica é apresentar a metodologia utilizada no cálculo do Indice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) referente ao ano de 2019. Os procedimentos descritos a seguir foram definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), conforme atribuição estabelecida pelo Decreto ng 9235, de 15 de dezembro de 2017, e pela Portaria Normativa ng 840, de 24 de agosto de 2018, republicada em 31 de agosto de 2018, retificada em 03 de setembro de 2018.


CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR


ᗍ DECRETO n.º 6425 de 04/04/2008/PE – Poder Executivo Federal
Dispõe sobre o censo anual da educação.